Powered By Blogger

2 de agosto de 2015

O CINEMA CAPIXABA PENSANDO O SER CAPIXABA


"'Objetos' e 'Melodiário' são dois filmes com intenções de pensar o valor capixaba em relação ao mundo contemporâneo e a sua própria história, trabalhando com dispositivos estéticos e marrativos que dialoguem com o cinema experimental, a videoarte e o documentário contemporâneo, com a preocupação de os situar numa linha de desenvolvimento do cinema feito aqui, como forma de produção de sentido para o estado de ser do capixaba. [...] Não se trata de pensar a identidade capixaba, senão as nossas ações, em nosso espaço de situação no contexto do mundo contemporâneo, dinâmicas culturais que nos credenciam a formular projetos de civilização que valem certo grau de autonomia para os cidadãos que aqui vivem sob a égide e pressão da industrialização globalizada de todos os aspectos da vida", relata o cineasta Marcos Valério Guimarães. 

Melodiário tem trinta minutos de duração e é um cinema-ensaio sobre a obra do Maestro Jaceguay Lins, compositor erudito, regente da Orquestra Filarmônica do Espirito Santo e pesquisador da cultura local. O filme resgata duas de suas obras e perpassa os caminhos de sua pesquisa com o folclore capixaba. 

Objetos é um curta de ficção, com roteiro de Wanda Sily, que narra a disputa de adolescentes por um par de tênis. O filme aborda a questão da pulsão consumista que atravessa as relações humanas. 

CONHEÇA O TRABALHO DO CINEASTA MARCOS VALÉRIO GUIMARÃES
Documentário Vida de Congo | 2012 | Vídeo realizado com e por crianças da Banda de Congo Mirim de São Benedito de Santiago, em Serra, ES, durante o período da Festa de São Benedito, em dezembro de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário