Powered By Blogger

1 de dezembro de 2013

FEIRA "ARTESANTO" DESTACA A BELEZA DO ARTESANATO CAPIXABA


Próximo à entrada da Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, a ArteSanto, um belo portal reverencia os artesãos de destaque na produção e manutenção da tradição artesanal capixaba. Edvan Rodrigues (arame), Marcos Ambrósio (madeira), Mestre Vitalino (casaca), Geovana Barbosa (produtos do mar), Cristina Lauteman (escamas de peixe), Ana Maria Rebello Nunes (fibra de taboa), Mônica Forde (palha de milho), Josélia Rodrigues Dias e Mestre Pixilô (panelas de barro), cada um presente em seu stand, mostram a beleza de seus artefatos. Dialogam com o público. Elaboram sua arte sob os olhares dos passantes. Apresentam a matéria-prima utilizada. Comercializam seus produtos. Recebem os visitantes. Permitem ser fotografados. Registrados em imagens, tornam-se ícones de uma atividade que contribui para a valorização da cultura e identidade do povo do Espírito Santo. São mestres em seu fazer. 

A Feira, montada na Praça do Papa, na Enseada do Suá, organizada em diversos stands, de acordo com as tipologias e matérias-primas utilizadas na produção dos artefatos, revela diversidade. São muitos os artesãos ali presentes. Entre eles, cultua-se o sentido da preservação. Em diversas oficinas desenvolvidas, objetiva-se a transmissão de um saber que não se faz único, pois inaugura permanentemente o ideal da continuidade. 

Criatividade é palavra de ordem. Os processos de produção oportunizam aos visitantes a visualização da arte popular como algo que está para além da beleza final de cada produto, deixando a certeza de que cada peça traz consigo um projeto criativo internalizado, habilmente elaborado e, manualmente, finalizado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário