Powered By Blogger

10 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO SOBRE O FUTEBOL REABRE O MUSEU DE ARTE DO ESPÍRITO SANTO


A exposição "Estética do Futebol e Outras Imagens", do artista plástico carioca Rubens Gerchman (1942-2008) revela, em serigrafia, a mitologia do esporte que mais encanta o povo brasileiro - o futebol. Rubens retrata o tema "futebol-arte" inspirando-se nos grandes talentos da seleção, individualizando as expressões dos jogadores, explorando seus movimentos e ritmos. Pelé, Garrincha, Gerson, Domingos da Guia, Tostão, Denilson, Romário, Zico e Ronaldinho surgem em telas datadas de 1998. As demais peças do conjunto em exposição apresentam um panorama da obra do artista em vários anos de trabalho, como, por exemplo, as séries "beijos" e "bicicletas". Nessas observa-se uma explosão de cores. Revelando sua paixão pelas bikes, Gerchman desenhava bicicletas desde os dezoito anos, como elementos "ligados aos esportes, à infância e ao sol".



Gerchman iniciou sua trajetória artística expondo pela primeira vez em 1965, na Galeria Relevo, no Rio de Janeiro. Marcos Azambuja assinala que "sua pesquisa sempre foi voltada para a reflexão de temas ligados ao cotidiano. Na primeira exposição pintou multidões que se aglomeravam nos ônibus e nas ruas, rostos com expressões angustiadas de desespero coletivo, tentando mostrar o desumano da vida nas grandes cidades". No vídeo "Mundo da Arte" (Sesc TV), exibido no MAES, o artista defini-se como "um cara curioso com a vida; como que as pessoas vivem; como se deslocam [...]". 

Considerado um artista do expressionismo tropical, Gerchman fez de sua obra o retrato da visão socioantropológica da arte, por meio de trabalhos que representavam os olhares urbanos e as "caixas de morar". Sem deixar de fazer uso de elementos da natureza produziu o filme de 35mm, "Triunfo hermético" (1973), do qual foi roteirista, cenógrafo e diretor, em que letras e palavras são alinhavadas ao conteúdo ecológico que envolve o cotidiano. 

Na mesma linha a exposição conta ainda com a mostra do trabalho da artista plástica capixaba, Maruzza Valdetaro, que apresenta o traçado de um campo de futebol, nas cores preta, branca e verde, com 22 bolas representando os jogadores em ação, dando ao espectador a impressão de deslocamento. A artista carioca Elisa Queiroz completa a mostra com a obra "Excedo em tudo", em que utiliza 74 soutiens interligados numa grande rede com 148 bolas de futebol coloridas que flutuam, ocupando os lugares dos seios. 


Maruzza Valdetaro


Excedo em tudo, Elisa Queiroz


SERVIÇO | Exposição "Estética do Futebol e Outras Imagens"
ONDE | Museu de Arte do Espírito Santo - MAES
Avenida Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória
Em cartaz até o dia 29 de setembro de 2013

Um comentário: