Powered By Blogger

10 de dezembro de 2012

MUSEU SOLAR MONJARDIM: EXEMPLAR DA ARQUITETURA RURAL BRASILEIRA PRESENTE NA CAPITAL CAPIXABA


Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, o Museu Solar Monjardim representa a arquitetura rural brasileira do século XIX. É o único exemplar desse estilo presente na cidade de Vitória, que revela aspectos do modo de vida de uma família abastada da época. Reúne características das casas rurais mineiras, com entrada principal, extensa varanda fechada, capela, quartos de hóspedes, escritório, sala de visitas, sala de jantar, quartos dos antigos moradores, cozinha e porão. O Solar Monjardim mantém sua estrutura original em pedra argamassada e paredes de pau-a-pique, com portas, janelas, pisos e forros em tábuas de madeira de lei.

Sede da Fazenda Jucutuquara, o Solar teve sua construção iniciada em fins do século XVIII, pelo Capitão-Mor Francisco Pinto Homem de Azevedo. A obra só foi concluída no início do século XIX. Localizada próxima à Vila de Vitória, então capital da Província do Espírito Santo, a fazenda produzia cana-de-açúcar e algodão e abrigava, em extensão, os atuais bairros de Jucutuquara, Maruípe e Fradinhos. Em 1816, o Solar passou a pertencer à família Monjardim que, segundo a tradição da época, corresponderia ao dote pelo casamento da única filha de seu então proprietário, Coronel José Monjardim.

No ano de 1980, o Solar foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), visando à preservação e perpetuação da história regional no Estado do Espírito Santo. Em 2006 o Museu, devidamente restaurado pelo IPHAN, em parceria com o Instituto Goia e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), reabriu suas portas para visitação. O espaço atual, formado pela chácara e sede da antiga fazenda, totaliza uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados. A extensa varanda que circunda os dois lados da casa, garante boa ventilação e iluminação adequada. Com dez vãos de portas protegidos por guarda-corpos vazados, a varanda servia de circulação e acesso às salas de visitas e de jantar e à capela. Constituia-se em um lugar de convivência doméstica e como ponto de observação das terras que circundavam a fazenda.


 

Instalada em 1842, a Capela registra a presença e influência da Igreja Católica no cotidiano daquele período histórico. Utilizada como espaço para celebração de missas, abrigava um confessionário, oratório, bancos e a imagem dos santos de devoção da família. Ao lado, imagem, em madeira, de Nossa Senhora do Rosário.


Abertas para a varanda, as salas de visitas e de jantar eram o centro da casa. Preparadas para receber visitantes, funcionavam como espaços para os contatos da família com a vida pública. Dentre todo o acervo do Museu, pertenceram originalmente à família Monjardim, todos os quadros e retratos à óleo, alguns objetos pessoais, comendas e a cama de casal feita em madeira entalhada, com estrado de palhinha trançada.

O Museu Solar Monjardim fica localizado na Avenida Paulino Müller, s/n,  no bairro de Jucutuquara, Vitória. Aberto de terça a sexta, das 10 às 16 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas, conta com visitas monitoradas e valiosas informações históricas. Recomenda-se o uso de calçados confortáveis para a visita. Ressalta-se que, pelo seu valor histórico-cultural, o Museu Solar Monjardim é citado no livro Museus do Brasil: um guia dos principais museus brasileiros, de autoria de Fábio Ávila (Editora Empresa das Artes, 2012), como um dos 37 espaços de arte que merecem ser visitados no país.  Contato | 27 3223-6609 | msm@museus.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário