O Palácio Anchieta recebe a exposição Mestres Espanhóis, que apresenta por meio de quatro diferentes mostras, totalizando 101 trabalhos, as obras gráficas originais de Francisco Goya (1746–1828), Pablo Picasso (1881–1973), Joan Miró (1893–1983) e Salvador Dalí (1904–1989).
A exposição apresenta os recortes dos diferentes momentos históricos vividos por cada um dos artistas. As gravuras mais antigas datam de 1815. Em seu conjunto, a visita as quatro mostras permitem ao espectador um percurso pelo tempo e pela memória da arte espanhola. A Mostra Los proverbios apresenta os trabalhos de Goya, com variedade representativa acerca dos hábitos do povo de seu tempo. As Mostras Tauromaquia e Le Cocu Magnifique retratam os trabalhos de Picasso, oferecendo ao espectador, três obras individuais, intituladas: Bacanal com Acrobatas, Bacanal e Toros em Valauris. A terceira mostra, denominada Las maravillas com Variaciones apresenta os trabalhos de Miró, retratando a natureza na visão do homem primitivo. Finalizando a exposição, a Mostra Faust de Goethe retrata os trabalhos de Salvador Dalí, que chamam atenção pela combinação de imagens bizarras e pela qualidade plástica.
Com curadoria da Art Camù Collezioni D’Arte, www.artcamu.it e do Museu a Céu Aberto, www.mca.org.br, a exposição encanta os apreciadores de arte pela visível diferença observada nos traçados de cada um dos artistas. Para os exímios conhecedores da área parece suscitar o questionamento acerca do suposto paradoxo que articula a relação entre a diferença e a proximidade presentes nas obras expostas.
VISITAÇÃO
Gratuita | De terça a sexta: 10 às 18h | Sábados, domingos e feriados: 12 às 18h.
Local: Palácio Anchieta. Praça João Clímaco, s/nº - Centro – Vitória.
Período: 02 de agosto a 02 de outubro de 2011.
Visitas monitoradas para grupos somente mediante agendamento pelo telefone (27) 3315-7071 ou pelo e-mail agendamento@premium.srv.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário