Powered By Blogger

2 de julho de 2011

25 ANOS DEPOIS: EXPOSIÇÃO NO MAES APRESENTA UM RESGATE HISTÓRICO DAS MOSTRAS DIFUNDIDAS PELA GALERIA USINA ARTE CONTEMPORÂNEA


O MAES, Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo recebe a exposição inédita Sobrevitória, constituída com base no conjunto de obras de arte pertencentes ao colecionador Márcio Espíndula. A curadoria realizada por Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos selecionou cem obras de arte adquiridas, em sua maioria, entre os anos de 1986 e 1989, período no qual o colecionador manteve em funcionamento a Galeria Usina Arte Contemporânea.

Participam da mostra, entre grandes nomes da arte no Brasil, Amílcar de Castro, Iberê Camargo e Franz Weissmann, merecendo destaque a presença dos artistas espírito-santenses Dionísio Del Santo, Hilal Sami Hilal, Regina Chulam e César Cola. Em destaque acima, imagem da obra de Hilal Sami Hilal, sem título, 1986, acrílica e ouro sobre papel artesanal, 300 x 100cm.

“O acervo expressa, cabe dizê-lo, uma sobrevitória, palavra forjada com o intuito de avivar a imaginação sobre o que se mantém de maneira diversa há um quarto de século. Como uma sobrecarta, que segue outra da qual decorre, ou uma sobre determinação, na qual se agregam fatores heterogêneos, passíveis de interpretações diferentes e simultaneamente verdadeiras, sobrepõe-se, sobrevém e sobreleva algo que se deve ter em conta para compreender que coleções sempre são repositórios de interesses, cuja qualificação apressada tende a perder de vista o que mais as anima”, esclarece Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos, curador da exposição.

A visita à exposição valida ao público a singularidade do ato de colecionar, materializando por meio das obras expostas, a resistência às intempéries trazidas pela passagem, mais ou menos implacável, do tempo.

SERVIÇO| Exposição Sobrevitória: Usina Arte Contemporânea – 25 anos depois.
Museu de Arte do Espírito Santo (MAES).
Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro – Vitória.
De 25 de maio a 24 de julho de 2011.
De terça a sexta-feira [10h – 18h]. Sábados, domingos e feriados [12h – 18h].

LANÇAMENTO DO LIVRO SOBREVITÓRIA | 12 de julho, às 19h, no MAES.

2 comentários:

  1. Fui visitar e achei incrível.. uma verdadeira viajem! Vou divulgar seu blog no twitter do MAES. Um bjo!

    ResponderExcluir
  2. MAESMuseu

    @arcanjorafa Agradecemos pelo link!

    ResponderExcluir