A Ilha das Caieiras tem sua paisagem natural intimamente integrada ao cotidiano de seus moradores. Os elementos naturais fazem parte da sobrevivência das pessoas que ali habitam. Desfiadeiras de siri extraem o seu sustento e contribuem para a manutenção de uma cultura singular.
Vislumbrando retratar a beleza do local e a vida de seus personagens, o fotógrafo Yuri Barichvich inaugura uma mostra com 16 imagens que compõem a exposição "Caieiras, do poente à maré".
A mostra tem em sua concepção artística a relação do local com seus moradores. "As pessoas são o local", afirma o fotógrafo. "A Ilha das Caieiras é feita de hábitos e pessoas, tanto que é muito mais conhecida por suas desfiadeiras de siri do que pelas paisagens em si. Renegar a importância das pessoas e suas contribuições à história e ao interesse pelo local teria sido um erro. Desde as crianças que pulam na maré aos pescadores que saem ao poente para trabalhar à noite, cada um contribui para a aura mágica que o local possui", assinala.
O trabalho fotográfico foi realizado ao longo de dois anos. As imagens ressaltam a luminosidade do local. As fotografias deixam no espectador o real do belo, enaltecendo a vibração das cores, sem perder de vista a cultura e seus valores. A escolha do Museu do Pescador para a exposição das imagens está diretamente relacionada ao desejo do artista em oportunizar o contato direto com o local retratado. Para Yuri, "a chance de devolver ao local e até mesmo às pessoas que estão presentes nas fotos é inestimável".
A exposição fica em cartaz até o dia 29 de março. Tem entrada franca e pode ser visitada de terça a sexta, das 9 às 17 horas; e aos sábados e domingos, das 12 às 16 horas.
VÁ LÁ | Exposição "Caieiras, do poente à maré"
ONDE | Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio (Museu do Pescador). Rua Felicidade Correia dos Santos, 1.095 - Ilha das Caieiras - Vitória
ATÉ QUANDO | 29 de março de 2015
QUEM É YURI BARICHVICH | Repórter fotográfico. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Natural de Salvador.
PARA SABER MAIS | http://www.yuribarichivich.com/#!/index
Nenhum comentário:
Postar um comentário