Powered By Blogger

29 de agosto de 2013

X VITÓRIA EM ARTES REÚNE BELÍSSIMAS OBRAS PRODUZIDAS NO ESPÍRITO SANTO NO CAMPO DAS ARTES PLÁSTICAS

Obra do mosaicista Celso Adolfo, artista homenageado nesta edição da Exposição Vitória em Arte

Há uma década, a Exposição Vitória em Arte tem apresentado ao público um amplo e representativo painel das artes plásticas produzidas no Espírito Santo, com mostras coletivas anuais que reúnem trabalhos realizados por artistas capixabas, em diversas técnicas e linguagens. Neste ano, em sua décima edição, a mostra leva para o Palácio Anchieta 110 produções de 96 artistas do Estado.

Embora a proposta da mostra seja deixar no espectador o sentido de coletividade, os espaços que a compõem são organizados de maneira a apresentar a singularidade que caracteriza o fazer de cada artista. Por isso, sensações multifacetadas provocam os visitantes ao longo do percurso. A exposição é composta por uma diversidade de técnicas, tons, cores e formas que, ora despertam a curiosidade pelo trabalho do artista, ora transportam o espectador para uma memória visual que fundamenta a produção artística capixaba.

No hall de entrada estão expostas esculturas dos artistas Penithência, Kyria Oliveira - com o belíssimo "Ninho" -, Zuilton Ferreira, Izabel Vidal, Águeda Valentim, Fernanda Rodrigues, Irineu Ribeiro e Bernadette Rubim, que apresentam obras com o uso de materiais como, aço, bronze, ferro, granito, cerâmica e tijolos. Destaca-se nesse espaço a obra "Palácio Cultural", da ceramista Águeda Valentim, que apresenta uma linguagem artística com referência surrealista, em formato articulado, refletindo sensibilidade em materializar esculturalmente, num processo contemporâneo e inovador, a fachada do Palácio Anchieta.

No Salão Afonso Brás estão expostas 89 obras dos 82 artistas selecionados pela comissão curatorial formada por Maria Helena Lindenberg, Bernadette Rubim e Celso Adolfo. A temática "Memórias Urbanas", especificamente definida para esta edição, objetiva que cada artista apresente uma leitura da paisagem natural que fazem ou faziam parte dos cenários da capital: lugares, espaços, construções. Neste caso as obras surgem em grafite, bico de pena, acrílica sobre tela, fotografias, aquarelas e técnicas mistas. O espaço contempla ainda a instalação da significativa obra "Entrelinhas da ditadura", de Sérgio Câmara.



A cada ano a Exposição Vitória em Arte elege um artista para ser homenageado pelo conjunto de sua obra. Nesta edição selecionou-se o mosaicista Celso Adolfo, que completa em 2013, trinta anos de carreira. Cinco obras ocupam a Sala Especial 1 e são apresentadas por meio de painéis com fotografias, que registram aspectos inusitados da técnica utilizada pelo artista na composição de suas obras, através do uso de pequenos fragmentos de vidros, pedras e ladrilhos que, em sua maioria, encontram-se expostos em espaços públicos da capital. Na Sala Especial 2 são apresentadas vinte obras dos artistas que tiveram atuação fundamental na idealização da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Aappes), atual Sindiappes. A exposição é finalizada com obras que apresentam uma linguagem contemporânea, não-formal, atemporal. 

SERVIÇO | X Vitória em Arte
Palácio Anchieta | Praça João Clímaco, s/nº, Cidade Alta - Centro - Vitória 
De 28 de agosto a 06 de outubro de 2013
De terça a sexta, das 9 às 18h | Sábados, domingos e feriados, das 9 às 17h
Agendamento de Visitas | De segunda a sexta, das 8 às 18h pelos telefones 27 3636-1032 e 27 3636-1048 ou pelo e-mail: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário