Powered By Blogger

4 de dezembro de 2012

MUSEU SOLAR MONJARDIM ENTRE OS GRANDES ESPAÇOS CULTURAIS DO PAÍS


Fábio Ávila, autor e editor do recém-lançado livro Museus do Brasil: Um guia dos principais museus brasileiros (Editora Empresa das Artes, 2012), assinala sua motivação para o desenvolvimento de seu projeto, ressaltando que "estar em um museu, por sua própria natureza é sempre uma experiência de densidade e profundidade. Uma profusão sensorial que nos invade na medida de nossa própria cultura e curiosidade pessoais. Essa estrutura da separação da obra de arte em relação ao uso comum, própria da tradição ocidental, sacraliza os objetos colocando-os em um contexto à parte de nossa realidade cotidiana. De fato, às vezes é preciso distanciar-se de algo para que possamos vê-lo de verdade. Penso ser essa uma questão fundamental na existência dos museus. Neles me sinto pertencente a uma experiência coletiva de humanidade. Posso ver através da janela de outro e aprender sobre eu mesmo. Neste trabalho tive o privilégio de percorrer o país de sul a norte com o objetivo de conhecer e registrar seus museus. O resultado é o testemunho de um Brasil que valoriza sua história e essência humanas".

O livro revela algo que tem se tornado evidente: as instituições museológicas do país tem caprichado em ações, programações, reformas e projetos de ampliação, em um movimento de esforço, objetivando a atração de um público qualitativamente mais expressivo. Ávila destaca que "estão faltando paciência e reflexão para discernir o que é conhecimento verdadeiro. Museu não é lugar para ir com pressa. Você tem de visitá-lo devagar, com calma, para admirar o trabalho alheio". A capa do livro apresenta esculturas do acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Essa imagem, como as demais que compõem a obra organizada por Ávila foram registradas pelo fotógrafo, Fábio Knoll. "Nossa idéia é sensibilizar pela beleza plástica".

Dentre os mais de 2.400 museus abertos à visitação no país, 37 são destacados na obra. Ávila assinala que "no Brasil existem mais de 2.400 museus abertos à visitação do público. São museus históricos, de arte sacra, temáticos e de arte que confirmam o espetacular panorama de nossa cultura. Na obra, o leitor pode conhecer melhor os principais locais a serem visitados, graças aos seus valiosos acervos compostos de peças de artistas brasileiros e internacionais em exposições que justificam plenamente a visita".

Os espaços culturais destacados no livro encontram-se localizados nas cidades de Porto Alegre (Casa de Cultura Mário Quintana; Fundação Iberê Camargo), Curitiba (Museu Oscar Niemeyer), São Paulo (Museu de Arte de São Paulo - MASP; Memorial do Imigrante; Pinacoteca), Rio de Janeiro (Museu Nacional de Belas Artes; Museu do Folclore), Petrópolis (Museu Imperial), Belo Horizonte (Museu de Artes e Ofícios; Museu de Ciências Naturais; Instituto Inhotim), Ouro Preto (Museu do Oratório; Museu da Inconfidência), Brumadinho, Brasília, Goiânia, Salvador (Museu de Arte), Recife, Olinda (Museu Mamulengo), Fortaleza, São Luís, Belém, Manaus e Vitória.

A capital capixaba surge representada pelo Museu Solar Monjardim. A arquitetura rural do casarão típico do século XVIII, da família do coronel Monjardim é ilustrada no livro de Ávila com quatro fotografias. A casa conserva móveis, oratórios, louças e peças decorativas da época. O espaço é composto por onze quartos, três salões, capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, cozinha de piso atijolado e varanda com treze janelas.

CONHEÇA | Museu Solar Monjardim

Avenida Paulino Muller, s/n - Jucutuquara - Vitória - ES
Contato: (27) 3223-6609 | msm@museus.org.br

O Museu Solar Monjardim é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Está aberto à visitação de terça a sexta, de 10 às 16:30 horas. Aos sábados, domingos e feriados, de 13 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário