Será lançado em Vitória, no dia 29 de agosto de 2012, a partir das 19 horas, no Ateliê Ana Paula Castro, o novo livro concebido pelo fotógrafo capixaba Humberto Capai.
Espírito Brasileiro foi concebido com fotografias feitas no Espírito Santo, mas revela, em paralelo, expressões da diversidade brasileira. Como o próprio Capai afirma, a obra se tornou tão universal que o título não poderia se referir somente ao Estado. "Nossas identidades são constituídas de uma enorme diversidade. E a grande provocação do livro é trazermos as cores no plural. O livro provoca o tempo todo esse dogmatismo. Não tem o verde, têm os verdes, assim como têm os amarelos. O amarelo está no barro, está nas pessoas. A diversidade na fotografia vai se apresentando, desconstruindo crenças únicas", afirma. "Nós vemos o mundo, filtramos o mundo da nossa cultura, me descobri impregnado dessa simbologia de cores, sem nenhuma intencionalidade".
Espírito Brasileiro é dividido em cinco capítulos: Verdes, Amarelos, Azuis, Brancos e Brasis. Em cada capítulo há participações, em forma de textos, do fotógrafo, Walter Firmo; do escritor, José Arrabal; da filósofa, Viviane Mosé; do escritor e historiador, Luiz Guilherme Santos Neves e da jornalista e documentarista, Eliza Capai. A direção de arte é da designer, Flávia Carvalinho. O fotógrafo acrescenta que a obra revela expressões da diversidade brasileira: "Nossas identidades são constituídas de uma enome diversidade. Por causa disso, no livro usamos as fotos como provocações e buscamos textos de pensadores sobre os temas focalizados".
Especialista em Educação pelo IESAE-FGV-RJ, licenciado em Física pela PUC-RJ, professor adjunto na área de Ensino de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), fundador da Usina de Imagem em Vitória - que desde 1998 reúne o maior acervo fotográfico do Espírito Santo e o maior conjunto de fotos sobre a Mata Atlântica na internet -, Humberto Capai tem mais de 20 anos de atividades diretamente vinculadas à cultura capixaba. Natural de Muqui - terra das folias de Reis e do Boi Pintadinho, onde nasceu em 13 de maio de 1951 -, Capai foi estudar no Rio de Janeiro, em plena efervescência da resistência cultural e política. Foi preso político em 1972, participou de inúmeros movimentos e ações pela anistia, e só retornou ao Estado em 1982, onde passou a integrar a Agência Vix, que o jornalista e fotógrafo Rogério Medeiros havia fundado com outros profissionais capixabas. Da Vix para a Usina foi um longo caminho percorrido e uma história de permanente aprendizado sobre a cultura capixaba e a diversidade do nosso folclore, que renderam ao fotógrafo seus primeiros trabalhos editoriais.
SERVIÇO
Lançamento do livro Espírito Brasileiro, do fotógrafo capixaba Humberto Capai.
Em 29 de agosto de 2012, às 19 horas, no Ateliê Ana Paula Castro, situado à Rua Francisco Rubim, 210, Bento Ferreira - Vitória - ES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário