Com 170 itens vindos dos arquivos do Instituto Modigliani, em Roma, a Exposição Modigliani: imagens de uma vida apresenta desenhos, pinturas, esculturas e itens biográficos do artista italiano. O destaque da mostra são os quadros com as várias figuras humanas que Amedeo Modigliani (1884-1920) retratou ao longo de uma existência atormentada por dificuldades financeiras e fragilidade física. Em seus “retratos”, Modigliani empenhava-se em captar não meramente a aparência, mas a personalidade de seus modelos, especialmente através do olhar, ora vazios, ora nitidamente sugestivos.
Reconhecido tardiamente, principalmente por suas telas, Modigliani julgava que seu maior talento era a escultura. Dentre as 27 que produziu em vida – cinco réplicas fazem parte da mostra -, percebe-se um estilo peculiar, caracterizado por cabeças alongadas que remetem à arte africana e a reminiscências da pintura siamesa. Nas telas, o alongamento das formas (pescoço comprido, rosto oval ligeiramente inclinado e olhos marcados) define seu estilo singular. A exposição também apresenta pinturas de nus femininos definidas pelo artista como “a expressão de muda aceitação da vida”.
SERVIÇO | Exposição Modigliani: imagens de uma vida
Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, Cidade Alta – Centro – Vitória
De 18/10 a 18/12/2011
SAIBA MAIS | www.exposicaomodigliani.com.br
Assista ao filme Modigliani: paixão pela vida (Estados Unidos, 2004). Direção de Mick Davis. Com Andy Garcia, Elsa Zyberstein, Omid Djalili e Eva Herzigova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário