PÁGINAS

10 de maio de 2012

A EXPOSIÇÃO "MEDITAÇÕES EXTRAVAGANTES" PROPÕE REFLEXÕES SOBRE A VIDA CONTEMPORÂNEA


O Museu de Artes do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) inaugura sua primeira exposição de 2012 com obras do artista capixaba, Nenna. A mostra começa na calçada do MAES, com duas obras em granito, expostas ao olhar dos transeuntes. Na parte interna do museu, cada um dos trabalhos revela, de dferentes maneiras, uma conexão entre a arte a e vida. "Ao subverter as demarcações e os limites dentro/fora, interior/exterior, o artista almeja que a obra dialogue não apenas com o espaço físico e arquitetônico do museu, mas também com o entorno. Propõe-se a instigar o público visitante e o que transita diariamente pelo local, a perceber a ambivalência entre as proposições poéticas que a instituição expõe e o caráter desarmônico e caótico dos equipamentos públicos instalados nas ruas e calçadas que circundam o MAES", assinala a curadora da exposição, Almerinda da Silva Lopes.

As obras foram concebidas como um conjunto de oito micro-ambientações ou segmentos interdependentes e autônomos, denominados pelos artista de Diálogo, Memória, Tradição, Precipício, Tranquilidade, Deus, Mundo e Tempo. Na construção desses segmentos, Nenna recorreu a materiais industriais ou naturais e a imagens produzidas por tecnologias de ponta.   

Chama atenção as dimensões incomuns em que as obras são apresentadas. Nesse sentido, a curadora da exposição ressalta que "Nenna busca provocar e interagir com o visittante para demovê-lo da habitual acomodação e passividade. Instiga-o a dialogar, emitir opiniões, formular hipóteses sobre o que ele visualiza, vivencia e sente, num processo em que o olho deve se mostrar tátil para tocar, tatear, penetrar, por em dúvida o que vê, invertendo, assim, o conceito tradicional de obra de arte e de espectador". Nas palavras do artista firma-se o objetivo da exposição que se propõe a "colocar as pessoas para pensar. A obra de arte deve impulsionar as pessoas ao pensamento. Se vai coincidir com o meu não é o que quero alcançar aqui. Quero que todos parem, vejam e reflitam".

SERVIÇO | Exposição Meditações Extravagantes
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES).
Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro - Vitória.
Terças, quintas e sextas, das 10 às 18 horas. Quartas, das 10 às 21 horas. Sábados e domingos, das 10 às 17 horas.
Até 22 de junho de 2012 | agendamento.maes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário