PÁGINAS

4 de abril de 2012

CENTENÁRIO DO PARQUE MOSCOSO



O Parque Moscoso, o primeiro parque urbano do Estado do Espírito Santo e o mais antigo de Vitória passou por várias mudanças ao longo dos anos. Quando foi inaugurado, em maio de 1912, tinha duas alamedas principais que dividiam o espaço em quatro partes definidas. O espaço, localizado no centro de Vitória, mudou a identidade local, antes associada ao mangue e ao porto. Localizado em uma área antigamente conhecida como Lapa do Mangal ou Campinho, nas imediações do antigo Porto dos Padres, o parque era um dos limites da cidade onde os moradores despejavam barris com dejetos humanos e lixo. O local passou a se chamar Vila do Moscoso em homenagem ao presidente da Província, Henrique Lobo Moscoso. À época, Lobo Moscoso realizou vários aterros no local, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade. Em 1910, o projetista autodidata, Paulo Teixeira Motta foi contratado para fazer o projeto do parque e o ajardinamento do espaço. O trabalho foi feito em estilo eclético, com elementos da art noveau.

A primeira intervenção realizada no parque aconteceu em 1952, durante o governo de Jones dos Santos Neves, com a inserção da Concha Acústica e do Jardim de Infância Ernestina Pessoa. Projetados pelo arquiteto Francisco Bolonha esses dois importantes equipamentos foram, posteriormente, tombados como Patrimônio Histórico Estadual. Mais recentemente, no ano de 2000, foi executado um projeto de recuperação físico-arquitotônica e sociocultural para resgatar o ambiente original do parque. Recuperaram-se o traçado das suas alamedas principais e os espaços de lazer. Para deixar o Parque Moscoso ainda mais atrativo para o seu centenário, a ser comemorado em maio deste ano, várias obras estão sendo implementadas no local. Paralelamente às reformas arquitetônicas, a Prefeitura de Vitória lançou recentemente o Blog 100 anos do Parque Moscoso, uma plataforma interativa que permitirá que as pessoas insiram fotos, textos e imagens sobre as suas lembranças sobre o primeiro parque do Estado. "O objetivo desse projeto é resgatar a memória coletiva dos moradores de Vitória em relação ao parque, equipamento importante para a cidade e para o Estado por ter sido o primeiro parque urbano do Espírito Santo", celebra o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera.


27 3381-6819|Administração do Parque Moscoso

VÁ LÁ | Chega-se ao Parque Moscoso pela Avenida República, um dos principais acessos de saída de Vitória em direção à BR 101-Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário