PÁGINAS

25 de julho de 2012

CATÁLOGO DO ARTESANATO CAPIXABA APRESENTA A SISTEMATIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ESTADO


Com o objetivo de fortalecer, difundir e promover o artesanato capixaba, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) lançou o 1º Catálogo do Artesanato Capixaba. O catálogo é uma publicação com 500 páginas contendo toda a iconografia, em textos e fotos, que retratam o dia-a-dia da cultura do artesanato capixaba. A publicação apresenta todo o artesanato das 10 microrregiões do Estado. Retrata ainda a etnia e a cultura dos povos, apresentado o trabalho de cerca de 270 artesãos do Espírito Santo.

Em todo o Estado, famílias inteiras vivem da produção e da venda de peças artesanais. Além do enorme potencial de multiplicação do trabalho coletivo e solidário, por meio de oficinas e ateliês, o artesanato preserva valores culturais das comunidades e estimula a cidadania de quem participa do processo criativo.

"A criatividade que caracteriza o capixaba, os artesãos em particular, os materiais utilizados e as técnicas empregadas na confecção dos produtos artesanais, traduzem a sua identidade e a riqueza da nossa cultura. Toda essa riqueza, aliada aos atrativos  naturais e turísticos atraem e seduzem admiradores do mundo inteiro, transformando-os em consumidores em potencial e colocando o Espírito Santo como exemplo de valorização do trabalho artesanal", ressalta Rodrigo Coelho, Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes, revela que "o catálogo é um marco importante para o fortalecimento da identidade do artesanato do Espírito Santo.O artesanato, além de constituir uma das mais importantes manifestações culturais do Estado, apresenta-se como uma alternativa de milhares de famílias que encontram nesse ofício a possibilidade para ampliar seus rendimentos e ao mesmo tempo resgatar formas tradicionais de expressão cultural. Queremos reverenciar um trabalho sério, organizado e sedimentado, que tem uma participação essencial no processo de desenvolvimento cultural, econômico e turístico do Estado".

2 comentários:

  1. Para nós do Estado, este Catálogo, é motivo de muito orgulho; orgulho de poder mostrar a nossa cultura e a diversidade de obras tão magnifícas jamais vista pela população capixaba.

    Parabéns para a Equipe do Artesanato e parabéns para o Governo que está nos proporcionando conhecer as potencialidades do artesanato de nosso Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário, ressaltando que o blog CENA VITÒRIA tem como proposta registrar, divulgar e valorizar as potencialidades do povo capixaba!

      Excluir