PÁGINAS

16 de dezembro de 2011

TRAJETÓRIA DA BAILARINA CAPIXABA LENIRA BORGES É ETERNIZADA EM DOCUMENTÁRIO


O documentário Lenira Borges: uma vida para a dança resgata os principais momentos da trajetória da grande dama do balé capixaba, pioneira no ensino da dança clássica e responsável pela formação de inúmeros artistas. Objetivando preservar e difundir a cultura do Espírito Santo, o documentário foi produzido pela ex-aluna de Lenira e diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa. O lançamento ocorreu no último dia 06, no palco do Teatro Carlos Gomes, em Vitória.

O projeto registra a influência e a importância da homenageada para a dança capixaba, destacando seu legado de professora ao longo dos últimos cinquenta anos. Lenira assinala que o documentário "é a semente de tudo que temos na dança no Espírito Santo. Fala de como comecei e como foi a evolução da dança até hoje". Para a diretora Inês Bogéa, o documentário dialoga com outras histórias de grandes nomes dessa arte do cenário nacional. "Pouco a pouco temos um mapa da dança em movimento. Essa cartografia é feita das muitas vozes, dos encontros, das memórias e das imagens da nossa dança", afirma. O curta-metragem, com 26 minutos de duração, vem acompanhado de um livreto com um texto histórico que mostra fotos da trajetória da homenageada, trazendo depoimentos captados especialmente para esse filme como a própria Lenira Borges, ex-alunos e parceiros dessa arte.

Natural de Porto Alegre, Lenira Borges veio para Vitória na década de 1960, atendendo ao convite de um amigo. Assim tornou-se pioneira no ensino da dança clássica na capital. Após tantos anos de trabalho dedicado à dança e ao engrandencimento da cultura capixaba, Lenira Borges recebeu vários títulos. Destacam-se: Cidadã Espírito-Santense (1989); Medalha de Mérito Artístico de Dança (CBDD); Diploma de Personalidade Feminina Capixaba da AFESL; Título de Honra ao Mérito pelo Dia Internacional da Mulher, concedido pela Câmara Municipal de Vitória. Em 2002 foi a grande homenageada do V Festival Nacional de Monólogos, da Secretaria de Cultura de Vitória. Aos 50 anos, a Academia Lenira Borges Ballet Studio chega a sua terceira geração, sob a direção de Mariana Borges, neta da fundadora. Professora, ela também está se formando pela tradicional Royal Academy of Dancing, de Londres, para dar continuidade à tradição iniciada por sua avó.

QUEM É INÊS BOGÉA|Bailarina capixaba. Diretora da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em Artes. Professora no Curso de Especialização em Linguagens da Arte da Universidade de São Paulo. Documentarista e escritora. De 1989 a 2001 foi bailarina do Grupo Corpo. Foi crítica de dança do Jornal Folha de São Paulo durante o período de 2001 a 2007. Autora de livros infantis, atuou como consultora da Escola de Teatro e Dança FAFI, em Vitória. É autora de mais de 25 documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel: a vida na pele (2005), Maria Duschenes: o espaço do movimento (2006), Roseli Rodrigues: poesia em movimento (2011) e Lenira Borges: uma vida para a dança (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário